fbpx

Agilidade é a metodologia mais em alta nas organizações. Em RH o desafio é ainda maior, pois precisamos ser ágeis, tecnológicos e humanizados ao mesmo tempo. De fato, a humanização é o fator principal no time de RH, inclusive em recrutamento e seleção, por isso temos os ATS. Bora ver mais sobre isso!

Banner iDeep

O que é ATS?

Um sistema que funciona como um rastreamento de candidatos (em inglês, Applicant Tracking Software). O software trabalha em conjunto com os recrutadores fornecendo as informações do processo seletivo, ou seja, em qual etapa está um candidato até sua contratação. O ATS pode ser otimizado de várias formas, sendo apenas um banco de dados para fazer banco de talentos, como pode agregar com inteligência artificial para classificar os candidatos. Uma das funcionalidades do sistema mais atrativa para a equipe de recrutamento é a capacidade analítica e gerencial de todas as vagas.

Quais os benefícios do ATS?

Além de lidar com milhares de currículos, classificando e organizando-os de acordo com as necessidades da vaga. O ATS contribui com:

  • Agilidade no processo seletivo;
  • Unifica a geração de dados;
  • Promove a análise de dados;
  • Promove a transparência no processo seletivo;
  • Aumenta a produtividade da equipe.

A automatização de tarefas operacionais repetitivas (Ex: Envio de e-mails e links, resultados de testes) também contribui para um foco mais humanizado, onde os profissionais passam a trabalhar os pontos de contato gerando proximidade com o candidato.

Qual o futuro do ATS?

Assim como muitos outros softwares, o ATS também caminha para algumas previsões tecnológicas voltadas para acessibilidade e people analytics.

1. Aplicativo Mobile

O comportamento do usuário está cada vez mais atrelado aos dispositivos móveis, muitos dos fornecedores de tecnologia estão introduzindo novas interfaces de usuário focada em celulares ou tablet.

2. Learning Machine (Aprendizado de máquina)

Mais inteligente e menos processos. O aprendizado de máquina visa estudar padrões e antecipar algumas atividades básicas que precisam ser inseridas no fluxo de trabalho.

3. Análise preditiva

Análise e tratativa de dados para previsões mais assertivas. A integração entre sistemas está cada vez mais comum e isso será um futuro também para os ATS.

Na mesma medida que os candidatos e colaboradores se tornam mais habilidosos o sistema precisa também ter esse reconhecimento para avaliar com precisão os processos seletivos.

Antecipe sua precisão na análise de pessoas.

Um sistema que auxilia o processo seletivo é importante para deixar o RH mais estratégico, mas você já pensou em uma solução complementar focado em pessoas?

iDeep é solução para você! Fazemos toda análise e mapeamento comportamental e técnico dos seus colaboradores e candidatos. Melhor, com apenas 1 link você consegue integrar nosso teste no seu processo seletivo. Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe.

Banner soluções
%d blogueiros gostam disto: