fbpx

Fazer a gestão de pessoas é um baita desafio. O feedback é a ferramenta principal para essa missão, pois ela pode potencializar ações e conseguir resultados positivos para a performance e cultura organizacional.

Vamos conhecer os 4 tipos de feedback e como aplicá-los de maneira assertiva para cada profissional.

Banner iDeep

Quais os tipos de feedback?

Aplicar feedback parece ser muito complexo, mas entendendo o ponto de desenvolvimento do colaborador e os tipos de retorno essa jornada fica mais prática. Vamos começar por:

1.Feedback Positivo

Como o próprio nome diz, esse formato busca reconhecer ações que foram positivas para a equipe, processos e para empresa. Então, dentro desse feedback fornecemos o retorno para que essas atitudes continuem sendo feitas.

Ex: “Estamos felizes pelo desempenho nas ações [Descrever as ações boas]. Isso tem representado ainda mais nossa cultura e fortificado nossa equipe. Continue assim”

2.Feedback Construtivo

Muito parecido com o anterior, o feedback construtivo apresenta os pontos positivos, mas adiciona os próximos passos para que as entregas sejam eficientes.

Ex:”Notamos ultimamente que você tem ficado mais recluso, suas contribuições sempre foram muito valiosas para a equipe. Tem acontecido alguma coisa? Podemos te ajudar de alguma forma?”

3.Feedback Negativo

A etapa mais delicada, mas que com uma boa aplicação pode expandir novos horizontes. Aplicamos o feedback negativo para os casos de baixo desempenho ou comportamento inadequado, mas sempre mantendo o profissionalismo e empatia.

Ex:”Compreendemos que o projeto tem sido um grande desafio, mas precisamos atuar mais em conjunto. As ações [Descrever as ações ruins]  acabaram afetando o desempenho da equipe e consequentemente a entrega do projeto.

Você tem sido muito importante para essas atividades e podemos seguir da forma [Descrever a melhor maneira de seguir] para contribuir melhor com a equipe. Combinado?”

4.Feedback Pessoal

Essa etapa pode variar entre os 3 tipos de feedback anteriores. O retorno pessoal visa referir-se ao comportamento social do profissional diante de suas responsabilidades e convivência com as outras pessoas da equipe.

Podemos utilizar o feedback pessoal quando algumas atitudes feitas acabam gerando conflitos dentro do time.

Qual a melhor forma de realizar um feedback?

Não existe um padrão de realização, o feedback é igual uma conversa, ela vai variar de acordo com o perfil de cada pessoal e o momento no qual ela está passando também.

É muito importante que ao realizar o feedback você conheça os traços comportamentais do seu colaborador, por exemplo:

  • Quais são seus motivadores naturais?
  • Quais são os pontos de desenvolvimento?
  • Quais são as variações do comportamento diante das atividades?

Caso você não saiba onde encontrar essas informações, nós podemos te ajudar e muito! Todas essas características podem ser medidas através da metodologia DISC bastante famosa quando o assunto é gestão comportamental, porém sua amplitude gera diversas visões sobre o colaborador que muitas vezes não são passadas na avaliação.

Com a iDeep é diferente! Investimos bastante para apresentar em nossos relatórios toda amplitude do DISC em uma forma simples de ser interpretada. Então, com uma única avaliação, você pode receber até 7 relatórios diferentes sobre o perfil do seu colaborador ou candidato. Entendendo o perfil do seu colaborador, você pode garantir que essa etapa seja eficiente mantendo:

  • Um ambiente adequado: Evite interrupções ou distrações para que o profissional se sinta confortável e não tenha ruídos na comunicação.
  • Seja prático: Pontualidade na hora de passar o feedback gera mais clareza de entendimento daquilo que você deseja transmitir.
  • Fique atento na abordagem: Mantenha sempre o discurso em uma direção que traga positividade e visão de crescimento ao colaborador para que ele entenda onde pode melhorar e evoluir na sua carreira.

Bom, com todos esses direcionamentos e dicas, temos certeza que você aplicará um feedback excelente para sua equipe!

E se precisar de um parceiro para cuidar da carreira dos seus talentos, vem de iDeep!

Banner soluções
%d blogueiros gostam disto: