Fazer a gestão de pessoas é um baita desafio. O feedback é a ferramenta principal para essa missão, pois ela pode potencializar ações e conseguir resultados positivos para a performance e cultura organizacional.
Vamos conhecer os 4 tipos de feedback e como aplicá-los de maneira assertiva para cada profissional.

Quais os tipos de feedback?
Aplicar feedback parece ser muito complexo, mas entendendo o ponto de desenvolvimento do colaborador e os tipos de retorno essa jornada fica mais prática. Vamos começar por:
1.Feedback Positivo
Como o próprio nome diz, esse formato busca reconhecer ações que foram positivas para a equipe, processos e para empresa. Então, dentro desse feedback fornecemos o retorno para que essas atitudes continuem sendo feitas.
Ex: “Estamos felizes pelo desempenho nas ações [Descrever as ações boas]. Isso tem representado ainda mais nossa cultura e fortificado nossa equipe. Continue assim”
2.Feedback Construtivo
Muito parecido com o anterior, o feedback construtivo apresenta os pontos positivos, mas adiciona os próximos passos para que as entregas sejam eficientes.
Ex:”Notamos ultimamente que você tem ficado mais recluso, suas contribuições sempre foram muito valiosas para a equipe. Tem acontecido alguma coisa? Podemos te ajudar de alguma forma?”
3.Feedback Negativo
A etapa mais delicada, mas que com uma boa aplicação pode expandir novos horizontes. Aplicamos o feedback negativo para os casos de baixo desempenho ou comportamento inadequado, mas sempre mantendo o profissionalismo e empatia.
Ex:”Compreendemos que o projeto tem sido um grande desafio, mas precisamos atuar mais em conjunto. As ações [Descrever as ações ruins] acabaram afetando o desempenho da equipe e consequentemente a entrega do projeto.
Você tem sido muito importante para essas atividades e podemos seguir da forma [Descrever a melhor maneira de seguir] para contribuir melhor com a equipe. Combinado?”
4.Feedback Pessoal
Essa etapa pode variar entre os 3 tipos de feedback anteriores. O retorno pessoal visa referir-se ao comportamento social do profissional diante de suas responsabilidades e convivência com as outras pessoas da equipe.
Podemos utilizar o feedback pessoal quando algumas atitudes feitas acabam gerando conflitos dentro do time.
Qual a melhor forma de realizar um feedback?
Não existe um padrão de realização, o feedback é igual uma conversa, ela vai variar de acordo com o perfil de cada pessoal e o momento no qual ela está passando também.
É muito importante que ao realizar o feedback você conheça os traços comportamentais do seu colaborador, por exemplo:
- Quais são seus motivadores naturais?
- Quais são os pontos de desenvolvimento?
- Quais são as variações do comportamento diante das atividades?
Caso você não saiba onde encontrar essas informações, nós podemos te ajudar e muito! Todas essas características podem ser medidas através da metodologia DISC bastante famosa quando o assunto é gestão comportamental, porém sua amplitude gera diversas visões sobre o colaborador que muitas vezes não são passadas na avaliação.
Com a iDeep é diferente! Investimos bastante para apresentar em nossos relatórios toda amplitude do DISC em uma forma simples de ser interpretada. Então, com uma única avaliação, você pode receber até 7 relatórios diferentes sobre o perfil do seu colaborador ou candidato. Entendendo o perfil do seu colaborador, você pode garantir que essa etapa seja eficiente mantendo:
- Um ambiente adequado: Evite interrupções ou distrações para que o profissional se sinta confortável e não tenha ruídos na comunicação.
- Seja prático: Pontualidade na hora de passar o feedback gera mais clareza de entendimento daquilo que você deseja transmitir.
- Fique atento na abordagem: Mantenha sempre o discurso em uma direção que traga positividade e visão de crescimento ao colaborador para que ele entenda onde pode melhorar e evoluir na sua carreira.
Bom, com todos esses direcionamentos e dicas, temos certeza que você aplicará um feedback excelente para sua equipe!
E se precisar de um parceiro para cuidar da carreira dos seus talentos, vem de iDeep!
