fbpx

Qualidade de vida e saúde emocional sempre é pauta para se trabalhar, independente do tempo ou situação. Segundo a OMS, apenas 18% das empresas mantêm um programa para cuidar de saúde mental.

A constância e importância são dois fatores importantes para fortificar um cultura focada em pessoas. Afinal, o que seria da empresa sem elas?

Banner soluções

Trabalhar um ambiente emocionalmente saudável exige bastante dedicação e conhecimento nos colaboradores, ou seja, entender quais são seus motivadores naturais e respeitar seus limites. Por isso, dentro da gestão de pessoas, avaliar e analisar o comportamento é muito importante.

Então, vamos entender como isso se conecta com 5 dicas para manter um ambiente emocionalmente saudável.

  1. Analise e ajuste as demandas da equipe.

    Uma das maiores causas de um ambiente detrator da saúde mental é a alta demanda. Analisar as funções e atividades de suas equipes é necessário para que ninguém fique sobrecarregado.

    Você pode iniciar as analises avaliando quais são os motivadores naturais e os pontos de desenvolvimento do seu profissional, assim terá um entendimento de quais atividades podem estar gerando atritos negativos na produtividade do time como um todo e programar espaços de capacitação para que essa atividade fique mais prática.

    Outra forma de garantir a saúde é avaliar as políticas da empresa, principalmente a de trabalho virtual. O home office veio para ficar, não pela pandemia, mas pela praticidade em manter desempenho e conveniência/conforto ao funcionário durante sua jornada.

  2. Avalie seu programa de benefícios

    Não estamos falando de vale transporte, alimentação, refeição ou plano de saúde, mas sim de programas efetivos no dia a dia da empresa. Quantas vezes você gerou uma palestra de conscientização do tema? Trouxe acessibilidade aos colaboradores para terem acesso ao cuidado da saúde mental?

    Definir trilhas de benefícios tem sido um grande diferencial nas empresas. Olhar para saúde física, mental e financeira são tópicos bastante abordados juntos aos profissionais de psicologia para garantir a criação de hábitos saudáveis na vida pessoal.

  3. Terapia é um aliado

    Seja em tempos difíceis ou não, ter o apoio da psicoterapia para tratar problemas como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento e outros é uma forma de promover a saúde emocional.

    Além de favorecer a vida pessoal, o colaborador com acesso a terapia tem oportunidade de desenvolver a autoconsciência e avaliar suas habilidades, pontos fortes e melhorias no trabalho.

  4. Atenção na gestão

    Líderes e gestores tem a missão todos os dias de cuidar do seu time e enfrentar esse desafio exige muita habilidade técnica e comportamental. Por isso, investir nessas habilidades poderá facilitar a identificação de problemas que afetam a saúde e fazer o melhor direcionamento, mesmo que seja para um profissional terapeuta.

    Claro que dentro desse pacote, os gestores também devem ter o auxilio necessário para cuidar da própria saúde, levando em consideração todas as responsabilidades de cuidar das pessoas.

  5. Ações de endomarketing

    Fazer o marketing interno é uma oportunidade para melhorar a imagem da empresa, cultura, junto aos colaboradores.

    Criar, programar e realizar iniciativas como: palestras, workshops, debates e encontros, ajudaram a dar mais voz para saúde e bem-estar de todos presentes no ambiente de trabalho, assim como promoverá o bom relacionamento entre os companheiros de equipe.

    Esses tipos de ações podem trazer outros benefícios tanto práticos como comportamentais, por exemplo:

    – Escuta-ativa;
    – Empatia;
    – Trabalho em equipe;
    – Compreensão dos desafios e dificuldades de outras áreas;
    – Ambiente criativo para solução de problemas complexos.

Tenha um parceiro para apoiar essa jornada junto ao RH.

iDeep é a solução ideal quando o objetivo é mapear o comportamento dos colaboradores, identificar seus talentos, motivadores e pontos de desenvolvimento.

Como vimos, através desses pilares você consegue identificar os pontos que deixam sua cultura frágil e gera oportunidades para deixar o ambiente emocional saudável.

Fale com a nossa equipe, venha conhecer nossos relatórios e sistema sem pagar nada por isso!

Banner iDeep
%d blogueiros gostam disto: